segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Sandra

Aqui no condomínio moram mais de 1,5 mil pessoas. São onze torres com 96 apartamentos em cada uma. Pra funcionar esse negócio, com tanta gente e tantos prédios, um exército de mais de 150 funcionários se divide em tarefas como administração, segurança, jardinagem, limpeza, portaria, etc. Desconfio que, desses, 99% são nordestinos. Como a Sandra.

Ela trabalha na recepção aqui do meu prédio. “Comecei como doméstica aqui em umas casas, fui babá, depois me contrataram para a limpeza e agora estou na recepção”, conta orgulhosa segurando seu rádio comunicador, sempre à mão. Já se vão oito anos de dedicação.

Com sotaque carregado de Irecê, cidadezinha da Bacia do São Francisco, na Bahia, com pouco mais de 61 mil habitantes, ela “vai formando” os gerúndios, sempre prestativa e educada. “Eu vou estar te entregando esta conta, aí a senhora pode estar assinando aqui, por favor”. Usa frases assim quando o assunto é trabalho. Se perguntam “tudo bem?”, ela responde com um “obrigada, e você, minha linda?”.

Quando veio para Sampa, decidida a mudar de vida como tantos outros, a Sandra trouxe um bebê no colo. Voltou tempos depois para a Bahia. Retornou com mais um filho. Na terceira vez que foi à terra natal, voltou com um sobrinho.

***

Logo que o Rafa se mudou, quando a casa não tinha mais que uma cama e muitas caixas, fui esquentar uma água para o chimarrão lá na cozinha da recepção. A Sandra me fez companhia. Viu a térmica e a cuia, esbugalhou os olhos e disse:

- Vixe, o seu Rafael toma esse negócio aí também, é?

Expliquei que os gaúchos são assim mesmo. Também estranhei no início, agora até tomo junto. A gente acostuma.

- O seu Ariel, do 230, também toma isso. Era dar um solzinho que ele descia com a garrafa (térmica). Oxe, eu ficava olhando aquilo... Pensava que era café. Mas pra quê o seu Ariel tomava tanto café? Aí fui perguntar pra empregada e ela me disse que era esse negócio de chimarrão.

- Quer experimentar?

- Deus é mais! Quero nada! A empregada disse que é amargo que só!


***

Avisei que receberia visitas neste sábado. A Fernanda e o Alexandre estavam autorizados a entrar. É bom sempre avisar a recepção para facilitar o processo, já que na portaria a identificação pode ser meio demorada.

Quando meus convidados chegaram, a Sandra já estava preparada. Mal botaram os pés no edifício, sequer tiveram tempo de abrir a boca, e a Sandra, radinho à mão, fez o reconhecimento e deu as instruções. Como uma agente do serviço secreto, costuma levar a sério este negócio de segurança. Fala como uma policial do FBI, aponta a direção com uma mão, o dedo estirado, e o rádio na outra. Na primeira vez, pode até assustar a visita. “Será que estou devendo algo para a justiça?”, pode-se pensar. A partir da segunda vez, torna-se engraçado.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mandamentos para conquistar mulheres jornalistas:

(Funciona em 98% dos casos)

1 – Seja jornalista
2- Elogie o blog dela
3 – Não se enquadre em nenhum estereótipo de beleza
4 – Seja fã de Los Hermanos, Little Joy ou de algum músico que
a maioria das pessoas não conheça
5 – Jamais troque lâmpadas, acenda lareiras ou faça funções de homens comuns
6 - Demonstre inteligência
7 - Demonstre mais inteligência ainda depois de beber
8 – Beba bastante
9 – Não a convide para programas com pessoas "normais"
10 – Seja adepto da teoria dos múltiplos afetos.

*Baseado em fatos reais.